sábado, 4 de julho de 2009


O Uso da Câmera Digital Como Recurso e Apoio pedagógico nas aulas de Língua Estrangeira.

O uso dos aparelhos tecnológicos está sendo cada vez mais utilizado por professores para tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas. Saber usar estes aparelhos pode ser de grande valia para um maior envolvimento do aluno nas atividades dentro e fora do contexto escolar.
Já que muitos alunos se negam em participar de muitas atividades pela desculpa de ser chatas e rotineiras, o uso de alguns aparelhos tecnológicos pode ser um recurso utilizado para estimulá-los e interessá-los mais pelas aulas.
Pretendo aqui compartilhar algumas idéias com o uso da câmera digital, ou até do celular, que são aparelhos de fácil acesso e que muito de nossos alunos possuem.
O exemplo a seguir pode ser usado não só pelas aulas de Línguas estrangeiras, mas também na língua materna.
Ao introduzirmos os lugares turísticos, os países que gostaríamos de conhecer ou talvez a nossa própria cidade, pensamos ser a câmera digital ou o celular um apoio importantíssimo para o desenvolvimento dessa matéria.
Pensando nisso, preparei o seguinte roteiro para que os alunos fizessem a sua própria pesquisa desses lugares, fotografassem e fizessem slides para a apresentação dentro da sala de aula através do Datashow ou DVD.
1° passo - introduzir diferentes países com seus pontos turísticos para que os alunos ficassem interessados em pesquisar sobre ele. Ou eles próprios sugerirem um país que conheceu nas férias, que gostaria de conhecer pela sua cultura, ou talvez lugares interessantes da sua própria cidade.
2° passo – em seguida sugerir a eles que pesquisem sobre o país de sua escolha, fotografe ou filmem para depois fazer um documentário relatando a cultura, a histórias, as suas experiências curiosidades com aquele país.
3° passo – Apresentação do vídeo.
Antes da apresentação do vídeo os alunos iriam sentar em duplas ou em grupos para compartilhar as suas experiências vividas no desenvolver da atividade na língua estrangeira. Este seria o momento de favorecimento para a interação e troca de experiências culturais, de grande valia para o desenvolvimento na aprendizagem da língua estrangeira. Ao término dessa atividade eles iriam apresentar para todos os colegas inclusive para os professores, os vídeos dos lugares escolhidos por eles. Essa apresentação deve ser feita também em língua estrangeira para atingir um maior objetivo da matéria.
Esta é apenas uma sugestão de como você pode trabalhar algumas ferramentas tecnológicas como a câmera digital em aulas de língua estrangeira. Se você quiser pode sugerir outras idéias de como trabalhar essas ferramentas, ou se não pode acrescentar alguma coisa a esse plano para aperfeiçoá-lo.

5 comentários:

  1. A ideia é maravilhosa, com certeza a aula será bem dinâmica e interessante. Realmente, o uso de novas tecnologias no ensino de línguas veio para colaborar com os professores e levar aos estudantes a oportunidade de expressarem suas ideias da melhor forma. Parabéns amiga...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Líbia... ótima dica para trazermos esses aparelhos que sempre estão presentes em nossas aulas e nunca sabemos como utilizá-los a nosso favor... Seu blog ficou lindo...

    Cleide e Lázaro

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, seu blog ficou muio bom e criativo. boas férias. Angelita

    ResponderExcluir
  4. Registro minha satisfação e a oportunidade de visualizar seu espaço criativo!
    Quero fazer parte destes pontos de sustentação que formam a grande rede colaborativa. Principalmente quando trata-se do uso das tecnologias aplicadas à Educação. Abraços Luiz/SC

    ResponderExcluir
  5. Olá, Líbia, tudo bem? Parabéns pelo blog. O conteúdo é bem significativo para nós, professores de Língua Inglesa.
    Abraços,

    Luciana.

    ResponderExcluir