sexta-feira, 3 de julho de 2009

Links interessantes para professores de Línguas

Língua Estrangeira: O conteúdo deste site é de responsabilidade de Vivian Magalhães, co-autora, com Vanessa Amorim, do livro Cem Aulas Sem Tédio - Sugestões Práticas, Dinâmicas e Divertidas para o Professor de Língua Estrangeira.
Sites de cliparts: Gratuitos em várias categorias.

O site ABCteach : é mais uma alternativa para professores que ensinam inglês para crianças. Traz muitas opções de materiais fotocopiáveis, como certificados e folhas com bordas comemorativas (Páscoa, Halloween, etc.), além de outros materiais interessantes.

O www.englishbaby.com: site voltado para para os jovens aprendizes de inglês (principalmente os adolescentes): contém informações sobre música, gírias, horóscopo e cinema.
O site Activities for ESL Students: traz mais de mil testes, exercícios e quebra-cabeças, de gramática e vocabulário, para que alunos de inglês possam praticar a língua em casa, no computador. O diferencial do site é que possui uma seção bilingüe, combinando o inglês com várias outras línguas, inclusive o português.
O site Funbrain.com :é um site com jogos interativos, sugerido pela profa. Vanessa Amorim. Além do jogo Grammar Gorillas, que é especificamente de inglês, é possível escolher jogos por idade (série escolar) dos alunos e por disciplina (escolha Language Arts).
O TeachChildrenESL: é mais um site super rico em materiais para o ensino de inglês para young learners. São flashcards, worksheets, board games, músicas e idéias de atividades.
Teaching Children é um site criado pela professora Alexa Tomasinne para compartilhar informações e materiais relativos ao ensino de crianças do ensino fundamental I e II. O site
oferece sugestões de planos de aula, projetos, e até materiais fotocopiáveis. Confiram!

O 123 Certificates é um site bem legal (e gratuito) para fazer certificados de todos os tipos para dar como incentivo aos alunos. Como praticamente todas as informações são editáveis (nome do aluno, razão para ganhar o certificado, data, etc.), é possível que vários templates (modelos prontos) possam ser usados por professores de outros idiomas também.
O Behind the Name é um dicionário online de nomes de pessoas, dividido em categorias como nomes ingleses, mitológicos, africanos, bíblicos, etc. É interessante notar que alguns nomes são derivados de outros, que aparentemente não tem qualquer semelhança.
A página de línguas estrangeiras do site Bússola escolar traz um material bem rico para quem quiser aprender ou praticar o vocabulário básico de oito línguas diferentes, e/ou alguns aspectos da gramática do inglês, francês, espanhol e italiano. Na parte de vocabulário, há arquivos de som que permitem ao visitante ouvir a pronúncia correta das palavras apresentadas. Dependendo do conteúdo da página, os arquivos de áudio podem demorar um pouco para carregar, mas o site é muito bom.
O portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) traz informações importantes para professores que desejam cursar ou estejam cursando programas de pós-graduação, como o conceito obtido por cada instituição e os cursos (sobretudo de instituições estrangeiras) que não são reconhecidos pelo MEC. O portal traz, ainda, um banco de teses com o resumo de mais de 125 mil teses e dissertações apresentadas nos programas de pós-graduação do país.
www.novaescola.com.br Esse site não é específico para professores de língua estrangeira, mas é um site para educadores (que todos nós devemos ser, antes de qualquer outra coisa.) Entre os pontos altos do site estão, além de edições on-line da revista Nova escola, as seções "Interação" e "Serviços", onde podem ser encontradas informações bastante úteis, como quadro de avisos (dividido por áreas de interesse) e agenda educacional.
No site www.meusdicionarios.com.br você vai encontrar dicionários das línguas mais variadas, desde as banais até as mais exóticas, além de um glossário multilíngüe de termos médicos, que pode vir a calhar numa tradução. Vale uma visita, nem que seja para aprender algumas palavras na interessante língua falada na Polinésia (por incrível que pareça, vários termos têm origem latina!).

2 comentários:

  1. Líbia, muito bons os seus links. Já usei bastante o Bússola Escolar. Abraços, Suzana da turma 2.

    ResponderExcluir